Portugal: Como ir morar

Oi povo, tudo bom?

Não sei se alguns de vocês sabem, mas estou em terras portuguesas. Depois que cheguei aqui diversas pessoas me perguntaram como que eu fiz pra vir, quanto eu trouxe de dinheiro, o que eu vim fazer aqui, etc. Então, aqui estou eu para falar para vocês sobre algumas coisas que eu aprendi ao longo de alguns meses de pesquisas diárias, contato com gente que tem mais experiências, e por aí vai. Vamos começar então.

Portugal está entre os países mais procurados por brasileiros que querem vir morar na Europa. Um dos  maiores motivos é a facilidade do idioma. Somos uma comunidade de quase meio milhão em Portugal, representando 25% dos imigrantes.

Muitos brasileiros sonham em vir morar em Portugal mas não sabem por onde começar e isso acaba ficando só nos sonhos. Por que na prática é preciso se organizar e planejar muito para viver no país, começando por conseguir um visto adequado, uma oportunidade de trabalho e etc.

Mas por onde começar?

1. Planejamento
O primeiro passo para que nada saia do controle na sua mudança de país é planejar. Vir morar aqui pode não funcionar se você acorda em um belo dia e resolve comprar as passagens, arrumar as malas, tem 10€ e só.


Antes de mais nada, você precisa ter um planejamento (financeiro principalmente) e um propósito para vir morar em Portugal. Quais poderiam ser seus propósitos? Uma país mais seguro. Uma qualidade de vida. Quero expandir meus contatos no mundo. Quero fugir do caos do Brasil. Defina seu propósito e comece a juntar uma grana.

2. Os vistos
Venha para Portugal de maneira legal para evitar correr o risco de ser deportado e ter todo o sonho destruído de uma maneira frustrante.

Os vistos mais comuns que você pode solicitar são:
● Visto de empreendedor - D2
● Visto de estudante
● Visto de startup
● Visto de trabalho - D1
● Visto de renda própria (aposentados) - D7
● Reagrupamento familiar - D6

Detalhe: se você tem cidadania portuguesa ou de qualquer país da União europeia, não precisa de visto para morar em Portugal.

3. Quanto custa morar em Portugal?
Falou em dinheiro, todo mundo se desestabiliza. A gente sabe que o euro está caro, não está sendo fácil, então esse tópico tem uma importância grande.

A primeira coisa a se pensar é: se você ganha em euro e gasta em euro, não fique convertendo. De começo é automático você converter, afinal você acabou de chegar do Brasil, com seu euro convertido e tal, mas com o tempo, absorva essa ideia.

O seu custo de vida vai depender de alguns fatores: onde você vai morar, seu estilo de vida.
Se eu quero morar no centro de Lisboa, eu tenho que ter em mente que vou desembolsar mais dinheiro pelo aluguel por ser uma área disputada. 

Se você gosta de sair à noite todo fim de semana, comer fora, queijos e vinhos sempre, isso vai aumentar no seu valor do orçamento. Valores exatos são impossíveis de ser dados pois cada caso um caso, óbvio.


Lisboa, seguida do Porto, são as cidades mais caras para morar em Portugal, mas também é onde mais tem oportunidades de trabalho e onde pagam melhor, ou seja, uma coisa compensa a outra.

Mas eu ainda recomendo procurar uma cidade/bairro vizinho que tenha o aluguel mais barato e ver se compensa o transporte para você. Tudo com pesquisas e planejamento faz você não dar um tiro no escuro.

Sim. Vou ser a chata do planejamento. Depois vou fazer um post sobre as coisas erradas que eu fiz aqui, desde que cheguei. O que eu faria diferente desde que cheguei aqui. Querem?


4. E os trabalhos em Portugal?
Esse é um dos pontos fundamentais para a maior parte das pessoas que vêm em busca de um trabalho para poder viver com mais qualidade de vida. Portugal está pouco a pouco se recuperando da crise e já começam a aparecer mais oportunidades de trabalho (principalmente para mão de obra qualificada), mas o ideal é vir com um emprego já certo.

Isso por que o tempo médio para conseguir um emprego em Portugal (exceto em tecnologia) é superior a 3 meses. Então o risco de quem vem tentar a sorte como turista e não conseguir emprego nos 3 meses do prazo são grandes.



Na minha opinião, vale sim. Vendo meus parâmetros, objetivos de vida e estilo de vida também.

Para quem vale a pena morar em Portugal: 
● Pessoas que gostam de uma vida mais calma
● Pessoas que tem ou pretendem ter filhos
● Pessoas que procuram segurança
● Pessoas que dão mais valor a qualidade de vida do que ao dinheiro.
● Aposentados que tem uma renda razoável

Bom, essas são as coisas que me passam a mente agora. São pontos importantes que eu penso que precisam ser ressaltados. Falta muita coisa, muita informação. Dependendo da aceitação de vocês a esse tema aqui, eu continuo postando minhas aventuras aqui. 

Deixem o feedback, migos. Paz.

Postar um comentário

Copyright © Taynara Barros. Made with by OddThemes