Planejamento de conteúdo like a boss: 7 dicas


Se você clicou nesse link é porque ficou curioso em saber como conseguir planejar conteúdo pro blog e ter ideias criativas de posts. Deixa eu te contar, o processo é bem simples. Depois da minha pausa de fev-mar para preparar outro projeto, voltei agora com o conteúdo de Abril já todo planejado e estou sempre adicionando conteúdo relevante ao meu calendário de posts.

Agora indo direto ao que interesa, como eu planejo o conteúdo do blog todo mês. Caso você queira ver mais dicas para blogs, só clicar aqui.



Essa é a imagem do calendário de janeiro, como vocês podem ver, só pra ilustrar como fica o meu calendário quanda está completo. Como podem ver, eu estou postando as segundas, quartas e sextas. Já cheguei a querer postar 5x a 7x por semana, na época do colocandosalto.com, mas como isso não é meu trabalho principal, e ainda tinha faculdade, se tornou algo complicado. Depois de visualizar o meu calendário de postagens, vamos ao passo a passo de como fazer o seu.

1. Defina seus dias de postagens // Primeiro de tudo, você precisa definir com que frequência você vai postar. Vai ser 3x na semana? 5x? Depois que tiver decidido isso, se apegue e tenha certeza de ser consistente, então o planejamento de conteúdo flui facilmente e você não precisa estar escrevendo todos os posts de ultima hora.


2. Escolha seu método de planejamento favorito // Prefere no papel ou no digital? Eu gosto de manter minha tabela de posts no trello, porque acesso de onde eu tiver e posso mudar os posts de lugar com facilidade, sem me preocupar em ficar riscando e rasurando o papel. Outro aliado é meu google keep, nele tem uma lista de ideias de posts e coisas a fazer no blog.


3. Agende seus posts mensais // A partir de abril, todo mês vai ter um post sobre cada um dos 4 itens acima, no blog, então, eu já sei que, pelo menos 4 posts eu tenho que adicionar, mensalmente, ao calendário, a partir dai, eu completo o mês.

 4. Cheque o calendário para eventos e feriados próximos // Nesse caso, para facilitar, eu gosto de, logo em janeiro, já adicionar os eventos e feriados principais ao calendário, mas sempre importante verificar se não deixou papssar nada na hora de planejar. É a segunda coisa que eu faço, quando começo o planejamento mensal. Eu planejo as deias de posts para cada feriado que eu considero relevante de se falar e, a partir dai, continuo o preenchimento do calendário.

5. Agende todas as collabs/guest posts/ posts patrocinados // Esses são alguns dos posts mais importantes, por que você já tem um deadline (tempo limite) para a entrega e não é mutável como os outros posts podem ser.

6. Construa novos posts em cima de posts que já renderam bem // Eu sempre gosto de usar posts anteriores para inspiração quando eu estou planejando conteudo em cada mês pois eu sei que meus leitores gostam desse tipo específico de post e provavelmente vão se interessar em saber mais sobre esse assunto.

7. Pesquise no pinterest // Se estiver realmente dificil encontrar inspirção para os ultimos posts do mês, eu entro no pinterest e procuro algumas inspirações. O pinterest não me deixa na mão nesse sentido, então eu sugiro dar uma navegada por lá se precisar de alguma inspiração.

No fim do processo de planejamento de conteúdo, eu termino com mais de 15 posts agendados em cada mês. Alguns meses são mais dificeis de vir as ideias do que outros, mas com esse método, é muito mais fácil de planejar o seu calendário de conteúdo e estar pronto para escrever seus posts com antecedência se você quiser.


Postar um comentário

Copyright © Taynara Barros. Made with by OddThemes