Como viajar quando você está sem dinheiro



Para os que são parecidos comigo, constantemente vocês escutam o mundo te chamando para ir viajar. Wanderlust é real, meus amigos e, infelizmente uma coisa cara. Mas é alcançável. Eu me considero uma pessoa quebrada. Pra quem não me conhece/me segue no instagram, eu sou uma pessoa que, com pouco dinheiro mudou de país e está recomeçando a vida do zero, literalmente, principalmente financeiramente, haha. 

Mas antes de vir, consegui viajar boa parte do Brasil, posso dizer que conheço praticamente o nordeste todo (faltou só o Maranhão). Com isso eu fui desenvolvendo maneiras de conseguir realizar essas viagens, de conseguir juntar uma grana. Sabe qual é o segredo?

Você tem que colocar a viagem acima de tudo. Tem que ser um estilo de vida, realmente. As pessoas não conseguem, magicamente, guardar dinheiro para fazer um mochilão pela Europa por acidente. 

Claro que, quando eu falo isso, estou me direcionando a você, que não tem pais ricos e que te bancam em tudo. Você que, assim como eu, paga os boletos com o dinheiro suado do mês. Deixando isso claro, continuemos.

O tempo disponível para viajar também não cai no colo das pessoas. É duro, mas você tem que colocar as viagens acima de muitas outras coisas para fazer acontecer. As futuras viagens tem que ser mais importantes para você do que sair todo fim de semana ara comer fora com os amigos, aquela academia cara, compras fúteis e as corridas de Uber tarde da noite, que a gente sabe que somando no fim do mês te tira um bom dinheiro.

A maioria das minhas dicas envolve cortar algumas coisas, guardar dinheiro e se comprometer com a viagem. Leva tempo e prática para se acostumar com o estilo de vida de viajante. Nós aqui não temos uma conta bancaria recheada, mas estamos sempre conhecendo novos lugares porque isso é relevante e importante para nós. Deixo vocês agora com qs minhas maiores dicas de como juntar dinheiro para sair viajando.

  • Limite suas saídas para comer fora e tomar drinks para uma vez ao mês. Isso inclui almoçar fora. Daniel e eu raramente comemos fora aqui onde a gente mora, então podemos guardar para gastar com as tarifas de comboio e airbnb. É impossível cortar totalmente as saídas com os amigos, mas limitar e escolher boas ocasiões é uma maneira inteligente de resolver esse problema.
  • Cozinhe você mesmo suas refeições. De verdade. Isso acompanha a primeira dica, de não comer fora. Gastar R$10,00 de comida num almoço parece pouco, mas depois de uma semana são R$50,00 e R$200,00 em um mês. Ao longo do ano sao R$2.400,00 em um ano que poderia, facilmente pagar uma viagem a Buenos Aires ou algumas mini viagens dentro do Brasil. Nós fazemos todas as nossas refeições, dá um pouquinho de trabalho, mas seu corpo e sua carteira vão dizer obrigada. 
  • Se aproveite dos feriados emendados. A melhor maneira de fazer viagems mais curtas, de menos de 5 horas de carro, trem ou avião, que daí você pode, por exemplo, sair cedinho de manhã na sexta e voltar no domingo de noite, tendo uma experiência de viagem completa. Essas viagens são boas pois você nao precisa estar de férias para elas acontecerem e viagens curtas significam menos dinheiro gasto em hotel e comida.
  • Teste um mês trancado. Um mês trancado seria nao gastar com nada além de comida para fazer em casa, aluguel e as contas. Pense nisso como uma troca. Você está abrindo mão de um mes de sua academia, salão de beleza, happy hours e sapatos novos em troca de uma viagem para algum ligar que você nunca foi na vida. Você vai ficar chocada em quanto pode economizar quando não está gastando com essas coisas pequenas.
  • Automaticamente separe R$100 por mês em uma poupança. E nao mexa nesse dinheiro. Você pode fazer isso de maneira automática, no banco. Ter um pouquinho a menos no mês faz a gente ficar mais atenta a tudo que está gastando e, não mexer na poupança faz com que ela cresça rapidamente.
  • Se planeje para economizar também nas viagens. Pode ser o hotel um pouco mais barato ou você escolher andar pela cidade em vez de ficar pegando uber (recomendo). Ou talvez você goste de conhecer a cidade sozinho no lugar de pagar um guia turístico ou ir à museus caros. Nesse caso, recomendo um app que eu sempre uso quando chego em uma cidade nova e quero montar rotas de passeios que valem a pena, o google trips. Dêem uma conferida. As vezes para realizar o sonho de fazer aquela viagem, com o dinheiro que guardamos, precisamos fazer escolhas.
  • Use airbnb, especialmente se você vai ficar na cidade mais de 3 ou 4 noites. Eu sempre aproveito a cozinha e faço uma mini compra de comidas e acabo economizando em café da manhã, alguns lanches e, se a gente tiver com preguiça de sair a noite (como foi a ultima noite em lisboa), até no jantar. Aqui tem um cupom de €30 numa reserva de €58 ou mais e um desconto de €11 numa experiência de €38 ou mais.
  • Coloque em prática. Quando tudo parece que não vai dar certo, você tem só que mentalizar e colocar em prática. Compre a passagem e pare de se dar desculpas para adiar a viagem. Nao vai ser tempo perdido e sim, você volta com menos dinheiro na conta mas também volta com memórias impagáveis. Olhando meu passado, minhas melhores historias foram em minhas viagens, não em fins de semana de netflix e pizza. Só faça.
Essas foram as minhas principais dicas, se quiserem mais alguma dica ocasional ou saber aonde estou, me sigam no Instagram @colocandosalto.

Compartilhe esse post e nos ajude a crescer!



Postar um comentário

Copyright © Taynara Barros. Made with by OddThemes